O aroma do Pinot Grigio é delicado, um pouco cítrico e o vinho é seco, leve e refrescante.

Essa cepa é considerada uma mutação genética natural da Pinot Noir. Grigio, ou Gris, significa “cinza”, que é o tom dessa uva. Não é por acaso que a Pinot Grigio é considerada parente da Pinot Noir (preta) e da Pinot Blanc (branca). Os italianos Pinot Grigio são vinhos claros com aromas neutros e sabores leves e delicados, de flores e limão. Os aromas típicos de um vinho à base dessa uva são pêssego e damasco, limão e tangerina, pera e maçã verde, flores silvestres, mel, tomilho, orégano e erva-cidreira. O caráter mineral remete a pedras e areia molhada.

Quem aprecia Sauvignon Blanc, normalmente também se rende aos prazeres do Pinot Grigio italiano. Quando você for convidado à casa de amigos, saiba que essa é uma excelente dica de vinho para levar, pois ele combina bem com a maioria dos alimentos e paladares. Então, suas chances de acertar aumentam consideravelmente!

Vinhedo
Pinot Grigio 100%.

Local de produção
Spessa di Cividale.

Terreno
O solo é arenoso alternando harmoniosamente em camadas duras e tenras que fornecem ao vinhedo um substrato singular. Os vinhedos são situados no alto da colina com fileiras arranjadas em terraços orientadas do leste para oeste.

Idade média videiras
15 anos.

Sistema de criação
Gujot Bilateral com baixa carga de cachos por hectare.

Colheita
As uvas são colhidas manualmente por nossos colhedores especializados.

Vinificação
Prensagem rápida e suave de uvas desengaçadas, decantação estática pré-fermentação dos mostos por 24h, fermentação alcoólica em temperatura controlada. Descanso sur lie (sobre as borras) em pipas de aço por 6 meses com batonnage (agitação do vinho), esta operação é feita frequentemente com uma vara (bâton) durante o envelhecimento do vinho em seu recipiente depois da fermentação Armazenamento em garrafa por 4 meses.

 

Potencial envelhecimento
Superior a 3 anos.

Gradação alcoólica
13% vol.

Temperatura de serviço
12° C.

Harmonização
Esse vinho harmoniza incrivelmente bem com peixes, frutos do mar e aves. Para massas, faça essa escolha quando o molho for à carbonara, à puttanesca ou ao pesto. É ótimo também com pratos ligeiramente doces. Pinot Grigio é tão versátil, que também substitui o vinho tinto muito bem, quando o cardápio inclui carne vermelha.

Escritório Brasil

+55 41 3593 7420